Esta atividade busca resgatar o sentido dos assuntos debatidos nos dois encontros realizados nos anos de 2012 e 2014, que tiveram participação de dezenas de estudantes vindos de diversos programas existentes no estado e marcaram um importante momento na história do movimento estudantil na pós-graduação do Rio Grande do Sul, resultando na Carta de Tramandaí, elaborada em 2014 pelo 2º EGPG, que já apontava a necessidade de uma política decidida de valorização da ciência e dos pesquisadores, que não foi aplicada por nenhum governo desde então.
As pautas debatidas nos encontros anteriores ainda estão na ordem do dia do movimento de pós-graduandos, local e nacionalmente. Os pós-graduandos gaúchos unem-se nesse encontro com o sentimento comum de que o futuro da pesquisa do Brasil depende da união de todos aqueles que defendem a ciência e a educação, o enraizamento do movimento estudantil em cada Programa de Pós-Graduação e a mobilização coletiva entre os setores progressistas da sociedade. Esta é a única saída frente à atual situação de ameaças crescentes à pesquisa científica e tecnológica, à construção de conhecimento e à educação brasileira, somadas ao avanço do fascismo e da perseguição aos movimentos sociais.
Nesse ano, a Associação de Pós-Graduandos da UFRGS (APG UFRGS), contando com o apoio da APG UFSM, APG FURG, Pró-APG UFPel e APGH UPF, pretende retomar o EGPC como uma importante ferramenta de mobilização e diálogo entre os pós-graduandos do Rio Grande do Sul,envolver mais estudantes para discutir um plano de lutas e eixos políticos para o nosso movimento.
A inscrição para o 3º EGPG custa R$ 100,00 e pode ser realizada no site oficial do evento: https://egpg2022.wixsite.com/egpg2022/
Nenhum comentário:
Postar um comentário